top of page
Buscar
Foto do escritorEduardo Santos

Uso da Clorexidina Degermante em Curativos

Na minha atuação, em assistência de Enfermagem em curativos, já presenciei muitos Profissionais de Saúde, inclusive especialistas no assuntos, fazerem uso desse antisséptico de forma indiscriminada, você também faz isso?

Clorexidina No Leito da Lesão

Fala, Fera. Já vi muitos profissionais usando, de forma indiscriminada, a Clorexidina Degermante para fazer a limpeza da lesão. Mas fique sabendo que os estudos comprovam que a composição é agressiva ao leito da lesão. É citotóxico quando aplicado diretamente no leito, e não é indicada para a ferida aberta, ela é indicada para a pele perilesional. Faça uma análise crítica antes de usá-la. Se você não dispõe de outro antisséptico use com cautela.


O que Fazer?

Se você estiver diante de uma lesão recoberta por tecido desvitalizado (neurótico) pode até ser usada a clorexidina para a limpeza. Se tiver parte necrose e parte granulação não é indicado por causa da queimadura química no tecido de granulação. Na dúvida de qual antisséptico usar para a limpeza, as soluções a base de PHMB é padrão ouro no tratamento, são caras, contudo vale o benefício.


Faça Uma Análise Crítica

Além do mais você deve analisar de forma criteriosa a necessidade de se utilizar antisséptico na lesão, salvo as de base PHMB, que são padrão ouro de inúmeros benefícios. Em uma lesão toda granulada vale a irrigação do leito com SF 0,9% em uma seringa de 20 ml, outro padrão ouro no método de limpeza. E é claro isso, cada lesão tem uma terapêutica diferente, mas vale o conhecimento dos materiais que usamos.


Me acompanhe no Instagram, la posto sobre minha vida de estudos @Enf.Eduardosantos


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page